top of page
Foto do escritor-

5 FATORES QUE ENVELHECEM A PELE

Quais são os principais fatores extrínsecos envelhecedores da pele?


Apesar de ser um assunto muito falado, nunca é demais repetir, a pele não envelhece somente com o passar do tempo, existem fatores externos que podemos controlar e dessa forma ter um envelhecimento da pele mais saudável.


Vamos então relembrar estes fatores:


1 – Sol


Calma, o sol não é um vilão, aliás é comprovado que o sol diminui os riscos de depressão, melhora a qualidade do sono, aumenta a produção de vitamina D entre outros benefícios, porém, quando em excesso e sem fotoproteção ele pode causar o envelhecimento precoce e provocar câncer de pele.

Os Raios Ultravioletas (UV) são raios de luz, emitidos pelo sol, invisíveis ao olho humano, mas que tem efeitos nocivos sobre a nossa pele. Eles são divididos em dois tipos: UVA e UVB. Os Raios UVA penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis ​​pela morte celular, enquanto os raios UVB causam ardência e são responsáveis pelas queimaduras solares na pele. Peles de fototipos mais baixos sofrem mais alterações celulares quando expostas excessivamente ao sol.

2 – Consumo de açúcar


Sim, isso mesmo, o açúcar envelhece.

Glicação é um termo que tem sido muito usado na área de estética, é um termo que está ganhando mais impulso no consumo e varejo de produtos cosméticos e está sendo muito abordado também em revistas de saúde e beleza Já sabe o que o excesso açúcar pode levar a uma variedade de problemas de saúde, e entre eles o açúcar também pode afetar a pele.

Açúcar em excesso abre portas para doenças graves e agiliza o envelhecimento da pele, essa ação negativa que causa glicose promove no organismo, uma reação chamada Glicação (que é uma reação a hidratos de carbono, como glicose, se liga permanentemente a substâncias, no caso da pele o Colágeno) Portanto a necessidade de equipe multidisciplinar no tratamento de pele! É de suma importância além de querer cuidar da pele cuidando da nutrição! Ela será um fator crucial para a manutenção dos resultados.

3 - Tabagismo


O tabagismo está fortemente associado ao envelhecimento precoce da pele. O cigarro contém monóxido de carbono, que retira o oxigênio da pele e nicotina, que reduz o fluxo sanguíneo, deixando a pele seca e escurecida. Aumenta a aparência de estrias, danifica como fibras de pele, perder a elasticidade e a força e fumar também costuma causar os famosos códigos de barras ao redor da boca. Além de causar doenças graves e estar relacionado ao desenvolvimento de vários tipos de neoplasias. O cigarro contém 4720 substâncias tóxicas das quais 50 são cancerígenas, diminuindo a expectativa de vida do fumante. E, os malefícios do cigarro não se restringem apenas a quem fuma, o tabagismo tem impacto social, pois afeta a família e os demais níveis afetados pelo fumante. Portanto abandone este hábito o quanto antes.

4 – Baixa ingestão de água


Como eu sempre digo e repito, a hidratação da pele começa de dentro para fora, uma pele hidratada envelhece mais lentamente e também é a base para que qualquer tratamento estético dê resultados mais satisfatórios. Beba água.


5 – Alimentação


Se alimentar de maneira saudável é um hábito que levamos para a vida, isso também reflete na saúde do seu corpo e na sua pele! Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras são muito importantes para manter o equilíbrio e funcionamento do nosso corpo! O funcionamento adequado do intestino interfere nas emoções e na textura da pele!

Aquela máxima que diz "você é o que você come" é totalmente verdadeira. Portanto escolha seus alimentos com carinho! Seja o corpo e a pele que você quer ter! Viva de forma mais saudável e viva muito bem.

Dra. Andréia Leal

Dr. Caio Oliveira



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page