O envelhecimento da face acontece gradativamente, com a perda de volume de coxins de gordura, a baixa produção de ácido hialurônico e colágeno vamos notando um olhar mais cansado.
Este aspecto cansado pode ser causado por flacidez nesta região, bolsas, afundamento ou mudança na coloração.
As olheiras podem ser consequência de noites mal dormidas, exaustão, excesso de sol mas, também pode ter um fator genético importante.
Você não precisa conviver com as olheiras tentando esconder com corretivos, você pode evitar que elas apareçam ou tratar se elas já estiverem por aí.
Cada um dos tipos de olheiras tem causas e tratamentos diferentes.
Porém existem alguns hábitos que podem reduzir ou evitar o aparecimento dessa disfunção estética, vamos ver quais são eles:
Durma bem – as noites bem dormidas colaboram para a diminuição dos níveis de cortisol no sangue, diminuindo o volume dos vasos sanguíneos fazendo com que a pele fina abaixo dos olhos fique menos arroxeada.
Evite consumir álcool e cigarro – esses hábitos também alteram a circulação sanguínea e quanto mais dilatados os vasos mais escuras as olheiras.
Tenha uma alimentação saudável – alimentos ricos em antioxidantes reduzem a inflamação do organismo, fortalecem as paredes dos vasos e evitam o aparecimento das manchas e escurecidas e da flacidez nesta região. Reduza o consumo de açúcar também.
Proteja-se do sol – Os raios ultravioleta aumentam a pigmentação da pele em geral e acentuam o afinamento da pele, por isso o uso de protetor solar e óculos de sol são fundamentais para evitar ou agravar as olheiras.
Hidrate sua pele – a hidratação é aliada para todo funcionamento do corpo, a ingestão de água na quantidade certa faz o organismo inteiro funcionar melhor além disso é necessário um cuidado especial com a região dos olhos, o uso de gel com ativos clareadores e hidratantes é necessário para manter um aspecto mais jovem e menos cansado. Essa região ao redor dos olhos é mais propensa a desidratação.
Mesmo com todos estes cuidados com a região dos olhos muitas vezes é difícil evitar que as olheiras pareçam e para isso temos alguns tratamentos disponíveis.
Olheiras profundas geralmente tem coloração acastanhada e forma uma sombra ao redor dos olhos, elas podem ser tratadas com aplicação de preenchedores de ácido hialurônico e o uso de dermocosméticos específicos.
Olheiras vasculares tem uma cor ligeiramente azulada, geralmente tem como causa o estresse e as noites mal dormidas, a região costuma ficar inchada pela retenção de líquidos, podem ser tratadas com drenagem linfática, dermocosméticos e cirurgia para a retirada de bolsas.
Olheiras pigmentares acontecem pelo acumulo de melanina portanto podemos falar que é um tipo de melasma, são mais comuns em pele negra e morena, a exposição solar costuma favorecer o escurecimento e tomam uma coloração marrom na pele ao redor dos olhos, o tratamento pode ser realizado com peelings, laser e o uso de dermocosméticos.
Olheiras sanguíneas tem a coloração mais arroxeada causadas pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos, problemas como rinite alérgica e desidratação podem piorar o aspecto dessas olheiras portanto o uso de dermocosméticos ativadores da microcirculação e a luz pulsada colaboram muito para o tratamento neste caso.
Ter uma pele saudável é uma construção diária e constante que nunca pode parar, observe sua pele e como as marcas do tempo aparecem, quando você se olha consegue tratar as disfunções estéticas antes de se agravarem, portanto observar seu corpo faz parte de cuidar de você.
Seja gentil com a sua pele. Ame-se todos os dias.
Dra. Andréia Leal
Comments